Estágio Obrigatório

O Estágio Obrigatório é uma atividade que compõe a grade curricular de algumas graduações, ou seja, é uma disciplina obrigatória de alguns cursos, tendo o acompanhamento do professor orientador e do supervisor no local do estágio. Essa prática cumpre exigências específicas da sua graduação para ganho de experiência, conhecimento técnico-profissional e pedagógico da área de estudo. O aluno precisa cumprir uma carga horária mínima durante o estágio, sendo esse um requisito para aprovação na disciplina e finalização da graduação.

Desde março deste ano, o PUCRS Carreiras realiza todo acompanhamento dos estágios não obrigatórios dos estudantes da nossa Universidade. A partir de agosto, entramos em uma nova etapa deste processo, implantando, gradativamente, também os estágios obrigatórios neste escopo.

Além de sistematizar este processo, o objetivo deste novo movimento também é oferecer mais agilidade e integração das informações sobre os estágios obrigatórios, desta forma, um processo de estágio poderá ser acessado a qualquer momento pelo portal do PUCRS Carreiras. Os professores terão uma gestão mais ampla dos estágios em andamento, com todos os históricos do que já foi realizado disponível e efetivam as aprovações diretamente pelo portal.

Assim, a partir de alinhamentos internos com os professores responsáveis pelos estágios obrigatórios de cada curso, entendendo suas normativas e necessidades, definimos as seguintes orientações para a realização dos estágios obrigatórios:

• Início dos estágios obrigatórios pelo PUCRS Carreiras: 01/08/2019;

• Cursos: Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Gastronomia e Jornalismo (cursos pilotos para adequação e aprimoramento dos novos processos). Confira o fluxo

• Documentos necessários para cada tipo de estágios estão disponíveis no portal do PUCRS Carreiras.

• Os convênios de estágios obrigatórios estão disponíveis, para professores e alunos, no Portal do PUCRS Carreiras divididos por cursos.

• Convênios que não fazem parte dos cinco cursos pilotos, devem ser realizados através das secretarias das escolas.

• Para os demais cursos, se o estágio obrigatório ocorrer fora da PUCRS, o aluno deve procurar a secretaria da sua escola.

Acesse a Lei 11.788/2008

Orientações Estágios Obrigatórios Fluxo 1 Fluxo 2 Fluxo 3 Fluxo 4 Fluxo 5 Plano de Atividades Interno Plano de Atividades Externo Como realizar convênio para Estágio Obrigatório

Estágio Não Obrigatório

O Estágio Não Obrigatório é uma atividade opcional, complementar às atividades curriculares do curso. O estagiário tem acompanhamento de professor orientador da instituição de ensino e de um profissional supervisor vinculado ao local de estágio, conforme determina a legislação. 

O estágio pode ser a melhor porta de entrada para o mercado de trabalho e uma maneira de adquirir experiência na sua área de formação.

Você encontrará no Portal Talentos orientações sobre como encaminhar seu estágio.

Acesse a Lei 11.788/2008

Orientações para assinatura de TCE e TA Orientações para assinatura do Termo de Realização e Relatório de Atividades do Estágio Orientações para assinatura do Termo de Rescisão de Estágio Cadastro de solicitação de estágio Como realizar convênio para Estágio Não Obrigatório
cadastre seu currículo para acessar as melhores oportunidades
Cadastrar Currículo