Logotipo PUC RS Carreiras
Banner Blog Unicesumar Carreiras

Carreira não tem calendário: sobre tempo, comparações e escolhas possíveis

O início de um novo ano costuma vir acompanhado da ideia e, muitas vezes, do peso de uma vida nova. Renovam-se as expectativas, surgem metas, planos e promessas de mudança para melhor. Por um lado, esse movimento pode ser potente e motivador; por outro, também pode despertar sentimentos de insegurança, pressão interna e a incômoda sensação de estar ficando para trás.

 

Nesse contexto, não é raro que surja o pensamento: Eu já não deveria estar em outro lugar?

 

Essa pergunta, costuma ter raízes mais profundas, pois nasce da crença de que existe um tempo “certo” para que as coisas aconteçam profissionalmente. No entanto, a verdade é que a carreira não obedece a um calendário fixo.

 

Durante muito tempo, difundiu-se a ideia de uma trajetória linear e previsível: estudar, formar-se, conquistar um bom emprego, crescer, estabilizar-se. Quando esse percurso não se concretiza conforme o esperado, pode emergir a sensação de fracasso, como se algo tivesse dado errado. A esse cenário soma-se a influência das redes sociais, onde se multiplicam anúncios de promoções, novas graduações, conquistas profissionais e marcos de sucesso e, a comparação, quase inevitável, pode reforçar a percepção de que todos estão avançando, enquanto apenas você permanece estagnado.

 

No entanto, há um ponto fundamental que precisa ser considerado: a carreira acontece junto com a vida. Ela é atravessada por contextos econômicos, responsabilidades familiares, amadurecimento emocional, além da saúde mental e física. Por essa razão, dificilmente seguirá um percurso linear. Há atravessamentos que precisam ser vistos, elaborados e integrados para que, depois, o olhar possa se expandir para outras possibilidades.

 

A carreira é apenas uma das partes que constituem quem você é. Ela não existe separada do indivíduo. Assim, é importante compreender que o tempo cronológico nem sempre acompanha o tempo emocional, aquele que envolve preparo interno, maturidade, elaboração e construção de sentido. Esses elementos são decisivos quando se fala em escolhas profissionais sustentáveis.

 

Para que a trajetória de carreira não seja tomada pelo peso da insegurança, da culpa ou da sensação constante de atraso, é necessário olhar para esse caminho com mais gentileza e respeito ao próprio tempo. Isso implica fazer escolhas que sejam possíveis no presente, alinhadas à sua realidade e sustentáveis no longo prazo.

 

Alguns pontos podem ajudar nesse processo:

 

* Ouça seus objetivos sem ignorar seus limites
* Respeite o seu momento emocional
* Compreenda que não existe decisão perfeita
* Escolha aquilo que é possível hoje
* Reduza a culpa e a autoexigência

 

Por fim, deixo uma reflexão:

 

O que você faria diferente se parasse de medir a sua carreira pelo relógio dos outros?

Alessandra Ramos - Consultora de Talentos

Alessandra Ramos - Consultora de Talentos

21 de janeiro de 2026

O que você procura hoje?

Pesquisar

Categorias

Tags

#Tecnologia
#Empregabilidade
#IA
#Carreiras
#Carreira
#Competêncisa
#Comunicação

PUCRS Carreiras © 2026 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por

Logotipo Valorizza