As diferenças geracionais vem representando um grande desafio no mercado de trabalho. Um dos fatores que contribuíram para a intensificação desses atritos é a chegada no mundo corporativo da Geração Z, que até 2030 deve representar 58% da força de trabalho global segundo o Fórum Econômico Mundial.
Essa geração, formada pelos nascidos entre 1997 e 2012, possui valores e prioridades diferentes dos Baby Boomers, Geração X e Millennials. Os Gen Z tendem a priorizar o desenvolvimento pessoal, a flexibilidade e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, além de valorizar a responsabilidade social na busca por uma oportunidade. Isso influencia a sua visão de sucesso e a forma que eles se relacionam com o mundo do trabalho como um todo.
O PUCRS Carreiras aplicou em seu portal duas vezes a mesma pesquisa, nos anos de 2023 e de 2025, com o intuito de entender esses aspectos. Veja os principais resultados:
1) Para responder o principal fator de decisão na escolha da carreira, 62,26% dos participantes da pesquisa de 2025 selecionaram a alternativa “interesse pessoal na área”. No ano de 2023, essa também foi a alternativa mais selecionada, com 55,03%. Já o item “estabilidade financeira” caiu de 14,34% para 8,55% e “influência familiar” de 3,04% para 1,50%, em 2023 e 2025 respectivamente.
2) Na pergunta “O que você mais valoriza em sua vida atualmente?”, 37,55% dos participantes em 2025 selecionaram “qualidade de vida”. Em segundo lugar aparece “meu trabalho e minha carreira”, com 25,21% dos votos.
3) Quando questionados o que torna uma empresa atrativa, quase metade dos respondentes (47,51%) da pesquisa de 2025 escolheram “desenvolvimento profissional”, seguido por “remuneração atrativa” com 15,35% e “conexão com seus valores e impacto social” com 14,11%.
Esses resultados mostram que, ao contrário do senso comum, essa geração se preocupa sim com a sua carreira e o seu crescimento profissional. A diferença está na busca pelo equilíbrio entre essa e as demais esferas da sua vida. Entendemos então que o que falta para amenizar esses conflitos é a troca entre as diferentes gerações que compõem hoje o mercado.
Pensando nisso, o PUCRS Carreiras vem desenvolvendo uma série de ações que possibilitam o diálogo intergeracional, construindo pontes em vez de muros. Ah, e fica de olho nas nossas redes que vem novidades por aí!